Skip to main content

Costelinha de Porco na Panela de Pressão

Hoje em dia cada vez mais precisamos de alimentos que sejam rápidos e práticos de se fazer, com a correria do dia a dia, não temos mais tempo para passar horas na cozinha, então é preciso elaborar receitas que mantenha um sabor delicioso e ao mesmo tempo fiquem prontas o quanto antes.

Pensando nisso trouxemos hoje uma receite maravilhosa de costelinha de porco na panela de pressão, geralmente o prato costuma ser feito no forno e demora horas para ficar pronto, porém na panela de pressão o processo de cocção é muito mais rápido e mantém o mesmo sabor de uma carne feita no forno.


O melhor de tudo é que você não precisa ficar se preocupando com o forno, ao contrário a própria panela de pressão já te avisa quando chega a certa temperatura e seu alimento já está no ponto. Com isso você tem muito mais tempo livre para aproveitar da forma como quiser.

Costelinha de Porco na Panela de Pressão

Se você gostou da ideia e quer fazer essa receita em casa continue lendo o nosso artigos que vamos te ensinar o passo a passo completo de como fazer uma costelinha de porco na panela de pressão maravilhosa.

Costelinha de Porco na Panela de Pressão

Você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • 1 quilo de costelinha em pedaços médio;
  • 2 colheres (sopa) de shoyu ou se preferir pode optar pelo vinho tinto;
  • 2 colheres (sopa) de óleo ou de azeite;
  • 1 colher (sopa) de colorífico ou colorau ou ainda de açafrão;
  • 1 colher (chá) de sal;
  • 1 colher (sopa) de mostarda (opcional);
  • 1 colher (chá) de alho triturado ou picado em pequenos pedacinhos;
  • Pimenta-do-reino a gosto;
  • 2 colheres (sopa) de água;
  • 2 cebolas grandes fatiadas em rodelas grossas.

Costelinha de Porco na Panela de Pressão

Modo de Preparar:

  1. O primeiro passo para fazer a nossa costelinha de porco na panela de pressão é temperar a costelinha, o ideal é que você a prepare com pelo menos 2 horas de antecedência para que o tempero penetre na carne.
  2. Depois de temperada envolva a carne em um saco plástico juntamente com os temperos e deixe na geladeira até completar as 2 horas.
  3. Depois das 2 horas, coloque as rodelas das cebolas no fundo da panela de pressão e sobre elas coloque as costelinhas, tampe bem a panela e leve ao fogo.
  4. Espere até que a panela pegue pressão e abaixe o fogo, conte 15 minutos e desligue.
  5. Agora é a hora de dourar, para deixar a costelinha com uma cara bem dourada, deixe a panela destampada e acrescente 300 ml de água, deixe ferver até que a água seque e mexa aos poucos para desgrudar do funda da panela.

Atenção: A panela deve estar destampada para que a carne pegue a cor. Coloque a panela em fogo baixo destampada e vá adicionando água aos poucos e refogando a costelinha. Quando a água secar, você coloca mais um pouco.
Prontinho sua costelinha de porco na panela de pressão está pronta, agora é só comer!

Veja Também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *